O medo de perder (FOMO) é descrito como “uma apreensão generalizada de que outros possam estar tendo experiências gratificantes das quais a pessoa está ausente”. 

Essa ansiedade social é caracterizada por “um desejo de permanecer continuamente conectado com o que os outros estão fazendo”. FOMO também é definido como um medo do arrependimento, que pode levar a uma preocupação compulsiva de que alguém possa perder uma oportunidade de interação social, uma nova experiência, um investimento lucrativo ou outros eventos satisfatórios. Em outras palavras, a FOMO perpetua o medo de ter tomado a decisão errada sobre como passar o tempo, já que “podemos imaginar como as coisas poderiam ser diferentes”.

Com o desenvolvimento da Internet, as experiências sociais e comunicativas das pessoas, originalmente principalmente face a face, se expandiram para incluir muito tempo interagindo nas mídias sociais. Por um lado, tecnologias modernas (por exemplo, telefones celulares, smartphones ) e serviços de redes sociais (por exemplo, Instagram , Facebook , Twitter ) oferecem uma oportunidade única para as pessoas se envolverem socialmente com um “custo de admissão” reduzido. Por outro lado, a comunicação mediada perpetua uma dependência crescente da Internet. Uma dependência psicológica de estar online pode resultar em ansiedade quando alguém se sente desconectado, levando a um medo de perder ou mesmo uso patológico da Internet. Como consequência, percebe-se que o FOMO tem influências negativas na saúde psicológica e no bem-estar das pessoas, porque poderia contribuir para o humor negativo e os sentimentos deprimidos das pessoas.

Por diversas vezes é usada estratégias de fomo e por vezes não percebemos. Seja em uma visita em um e-commerce em uma determinada página de produto, onde é informado que restam poucas unidades, e na tela é informado que o cliente X acabou de comprar aquele produto. Seja como um ato de influenciar a exposição de algum produto ganhando algum desconto no ato da compra. Esse último, segue estratégias de crescimento GROWTH, vide o exemplo do Mercado pago, que na página de pagamento oferece um desconto caso você compartilhe Mercado pago nas redes sociais. Compartilhou, ganha um desconto aplicado no checkout.

Getmenber ajuda você a comunicar ofertas no momento ideal com sua audiência, tendo infinitas possibilidades de aplicação do conceito. Faça seu cadastro Grátis e comece já a usar!

Em suma, o marketing “FOMO” se refere a mensagens que atraem o desejo dos consumidores de aproveitar todas as oportunidades antes que elas deslizem entre os dedos.